sábado, 20 de outubro de 2012

Dias, o maior marcador de Pelé!

Roberto Dias Branco (7/1/1943 - 26/9/2007), é tido por muitos como o maior zagueiro da história do São Paulo Futebol Clube e um dos maiores da história do futebol.

Era o craque do São Paulo na década de 60. Foram os anos amargos, pois como a prioridade era a construção do Morumbi, não havia grandes investimentos no time, além de ficar durante 13 anos sem títulos. O São Paulo, nessa época, era a 5ª força do estado (atrás até da Portuguesa), com um time modesto comparado ao Santos, Palmeiras, Corinthians e até a própria Portuguesa. 

Dias era zagueiro, mas tinha um futebol digno de camisa 10! Marcou 76 gols com a camisa do São Paulo, o que é um nº magnífico pelo fato dele ser zagueiro. Era o maior ídolo da torcida são paulina na época, além de ser admirado também pela torcida adversária. Fez gols memoráveis, como um de falta contra o Palmeiras, do meio da rua (o goleiro era Émerson Leão) e contra o Fluminense, no qual deu um chapéu de calcanhar no zagueiro adversário e mandou pro gol, de primeira (o que é uma pena não ter esse registro em vídeo). Era nome certo para a Copa de 66, mas foi cortado na ultima hora.

Apesar de toda classe, o que marcou a carreira de Roberto Dias não foram gols bonitos, tampouco conquistas (no São Paulo, conquistou apenas o Campeonato Paulista de 70), mas sim o fato de ter sido o MAIOR MARCADOR DE PELÉ! Palavras do próprio Rei do Futebol, em resumo: “Dias foi o melhor marcador que já tive, e o mais leal também”. Roberto Dias, por sua categoria, não era um jogador maldoso e marcava seus adversários na bola, e com Pelé não era diferente (até chapéu no rei do futebol ele dava). Nenhum zagueiro do mundo (incluindo Luís Pereira e Beckenbauer) conquistou tamanho respeito de Pelé quanto Roberto Dias...

Dias trabalhou no São Paulo até 2007, ano em que faleceu, na véspera do jogo São Paulo x Boca Jrs, pela Copa Sulamericana. O São Paulo venceu esse jogo por 1x0, e passou para a fase seguinte. Treinava categorias de base do clube, e como pessoa, era amado por todos seus companheiros, por sempre ter sido um homem alegre, simples e humilde.

Mauro Ramos, Daryo Pereira, Oscar, Válber, Ronaldão, Lugano, Miranda... Perdoem-me, mas o maior zagueiro da história do São Paulo foi ROBERTO DIAS!

História de Roberto Dias no site do Terceiro Tempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário